terça-feira, 29 de setembro de 2009


TODA ARTE É AUTO EXPRESSÃO

A RESENHA DO ENEARTE



Numa dúzia de dias, pudemos ver, exemplos que serviram para reafirmar aspectos positivos e negativos, entre estudantes de diversas delegações de estados brasileiros e dentro da comunidade da UFBA. Uma família que se formou, não por imposição genética ou social, mas de forma alternativa, através de um mesmo propósito:o de defender a Arte como auto expressão e como viés de interpretação do mundo e da realidade.

Uma semana onde, amizades se fortaleceram, outras nasceram e algumas ficaram balançadas. Crianças que são a semente da esperança, fizeram brotar a alegria, nesses dias. Noites feitas de olhos tão brilhantes quanto o sol, pura lisergia. A arte é o talento que nos dá um brio de pessoas realmente especiais, porque tentamos mostrar que infinito é o valor da vida.

Por ser família, o convívio invariavelmente traz briga. Mas a a flauta do irmão enche o ar com sorriso e melodia. Palhaços, malabares, gente doida, malucada varrida... tudo como expressão de si mesmo, a arte é a nossa rota para vida. Discussões em torno de um grupo, para questionar o ser social ou quem sabe uma punheta mal batida...

Por ser uma iniciativa seguida nacionalmente, o ENEARTE é um encontro que merece discussões e requer planejamento. É bom lembrar que a discussão do verdadeiro saber não se baseia numa questão de inteligência e sim em saber entender o que é a VIDA. Os movimentos estudantis partem de um princípio de luta, guardando ainda assim, um lado muito poético de todas as coisas, afinal, os estudantes são os filhos que estamos criando, para o futuro do mundo mudar.

Ninguém nasce sabendo onde a vida vai nos levar, mas podemos ao menos saber onde vamos parar com nossas escolhas. As vezes usamos a Arte como auto expressão, outras vezes nossas atitudes falam mais alto. Um gesto amigo, um amparo é a melhor justificativa para receber as melhores recompensas, satisfação e um sorriso sincero, fazem parte disso.

A conclusão do que foi o ENEARTE é algo pessoal e intransferível. A experiência que valeu, foi única para cada um. Positiva ou negativamente, mudamos a visão de como vemos o mundo porque nos expomos, afinal, quem não se expõe não se trasnforma. O resto é polêmica .... Até o próximo ENEARTE !

Débora Rodrigues
estudante de Lic em Des e Plastica - UFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário