segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pois é.... acabou o XIII ENEARTE, ou o ENEARTE BAHIA, como alguns preferem chamar. Infelizmente eu não pude dar a atenção que me comprometi a dar a este blog. Não pude tirar tantas fotos, nem filmar, nem postar em tempo real as coisas que vi. Aliás, não vi muita coisa por estar resolvendo pendengas internas.. Eu, como outros colegas, tivemos que realizar outras funções e nos preocupar com questões que não nos dizia respeito. Seja por problemas de organização, seja pela falta de compromisso dos orgãos públicos para com um evento como esses, muita coisa teve que ser resolvida na hora, com trabalho braçal.
A (des)organização do evento é um capítulo à parte, que não sei se terei força e nem vontade de (des)escrever. Acho melhor não acusar ninguém, todos cometemos erros. Não existe gente boa nem gente má. Percebi que são as situações que mostram quem somos, pelo que fazemos.

As necessidades básicas foram a nossa maior preocupação. Segurança e limpeza principalmente. Foi muito difícil dar conta de banheiro sujo, lixo espalhado, penetras no alojamento e ao mesmo tempo cumprir com nossas funções, no meu caso especificamente alimentar o blog. Por isso, peço desculpas à todos por não ter desenvolvido o blog da maneira que planejei.


Mas...o ENEARTE foi lindo sim, e aconteceu! Vi arte por todos os cantos mesmo. Vi gente de todos os cantos. Fiquei cheia de sotaques. Era muita coisa, foi impossível presenciar tudo que rolou. Em cada canto, em cada roda uma manifestação. Teve gente que riu, teve gente que chorou. As mostras artisticas foram fantásticas... fiquei orgulhosa do meu país, dos artístas do meu país.

Fiz amigos e arranjei inimigos. Fiz irmãos. Fiz uma família. Tem gente que nunca vou esquecer. Tem gente que prefiro nem lembrar. Foi duro ver alguns amigos se omitindo na hora da necessidade. Por outro lado, foi muito bom poder contar com gente que mal conhecia nas horas mais difíceis. E virse-versa. Se por um lado eu vi algumas pessoas se esquivando dos problemas, reclamando, tomando atitudes deprimíveis, por outro vi gente agir e percebi que esse ato é o mais necessário.

Ainda estou desnorteada. É estranho voltar à rotina. Passei uma semana em outro planeta, aliás.... passei uma semana no planeta terra, no Brasil de fato. Vi de perto, em problemas particulares, os problemas que enfrentamos no nosso país e no mundo. Violência, corrupção, omissão, falta de respeito, desperdício, intolerância, exclusão e vi de perto a solução imediata para todos esses problemas: amor, colaboração, compreensão, solidariedade. O ENEARTE, pra mim, foi um curso intensivo de Brasil.

Durante as próximas semanas, em meio a rotina que não me espera, vou postando tudo que puder sobre o XIII ENEARTE!

Um forte abraço à todos aqueles que contribuíram com o blog do enearte, mandando fotos e vídeos (que postei e que ainda vou postar). Se não fosse vocês com certeza isso tudo aqui seria muito pobre, muito obrigada!..

E um enormíssimo abraço à todos que conheci. Muitas saudades!

Raquel Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário